Metais Preciosos: Platina, Prata Esterlina e Escarlate

A platina é um metal precioso que custa mais do que o ouro. Normalmente a platina é misturada com outros metais similares, formando o grupo de metais de platina, que são: irídio, paládio, rutênio, ródio e ósmio.

Diferentes marcações são usadas nas jóias de platina em comparação com as jóias de ouro, baseado na quantidade de platina pura na peça. As marcas de qualidade para a platina são baseadas em partes por milhar. Por exemplo, a marcação 900 Platina significa que 900 partes de 1000 são platina pura, em outras palavras, a peça possui 90% de platina pura e 10% de outros metais.  As abreviações de platina são Plat e Pt e também podem ser usadas na marcação de jóias.

Peças de jóias que contém 95% ou mais de platina pura podem ser marcadas simplesmente como platina. Ítens que possuem ao menos 850 partes de platina pura ( 85% ) podem ser marcadas com a quantidade de platina pura mais a palavra platina ou uma abreviação, por exemplo 950 Platina, 900 Plat ou 850 Pt. Jóias que contêm menos que 850 partes, mas que possuem um total de 950 partes do grupo de metais de platina (no qual ao menos 500 partes são platina pura), podem ser marcadas ambos com a quantidade de platina pura e a quantidade de metais do grupo de platina na peça. Por exemplo, a marcação 600 Plat. 350 Irid. significa  que a peça tem 600 partes de platina ( 60% ) e 350 partes ( 35% ) de irídio, totalizando 950 partes de mil do grupo de metais de platina, e 50 partes ( 5% ) outros metais.

A palavra prata ou prata esterlina representa um produto que contém 92.5% de prata. Às vezes, produtos de prata são marcados com 925, isso significa que 925 partes/mil são prata pura. Algumas jóias podem ser descritas como banhada a prata que é uma camada de prata em volta de um metal base. Assim como nas peças de ouro, nas peças de prata também devem constar a marca da empresa fabricante junto com a qualidade da prata.

O escarlate, é um tipo especial de metal precioso banhado a ouro, consite de uma base de prata esterlina com revestimento em ouro.