Anéis

Os anéis estão entre as jóias mais populares e são usados por mulheres, homens, adolescentes e até mesmo crianças.

Foi na era medieval que as jóias começaram a ser usadas para enfeitar os dedos, foi nessa época que o anel começou a ganhar popularidade. Mesmo as classes mais baixas usavam anéis feitos de metais de baixo valor como o cobre. Para os oficiais do governo o uso de anéis tinha um propósito executivo, seus anéis eram usados para marcar documentos oficiais do governo. Líderes religiosos, oficiais do governo e até artesãos usavam anéis de insígnias para marcar suas identificações ou produtos.

Os anéis de noivado tiveram seu início na Roma Antiga quando os amantes declaravam seus noivados usando esferas de minério de ferro nos dedos. Os primeiros anéis de noivado de diamantes começaram a ser usados por volta de 1400 pela realeza.

Tipos de anéis para os dedos

Existem um número enorme de estilos de anéis para os dedos. A maioria é feito com metais para maior força, durabilidade e elegância e podem ser decorados com pedras preciosas, pérolas, cristais e outros. O metal é detalhado para criar modelos padrões, formas ou peças únicas. A escrita nos anéis é usada para indicar posse ou comemorar relações amorosas.

Outros materiais usados nos anéis são: vidro, madeira, e materiais orgânicos como o osso.

Os tipos mais comuns de anéis incluem:

Anel de compromisso: Usado por casais de namorados para indicar compromisso entre as partes.

Anel de noivado: Usado pelos noivos no noivado, que antecede o casamento.

Anel ou aliança de casamento: Usado pelo casal para representar a união conjugal.

Anel de aniversário: Dado para ilustrar o tempo de casamento ou de relacionamento entre duas pessoas.

Anel de mães: Dado para mostrar o amor e sacrifício de uma mãe, geralmente é dado pelos filhos.

Anel de graduação / anél de formatura: Dados aos recém-formados pelos pais ou amigos, cada área possui em anel específico.

Anéis personalizados: Nomes, iniciais, anéis personalizados demonstram individualidades.

Anéis de organizações ou afiliações: Esportes, fraternidades, irmandades, clubes e outras organizações podem usar anéis para identificar membros.

Anéis de celebridades: Inspirados pelas aparências extravagantes de algumas celebridades, estes anéis geralmente são imitações de anéis altamente caros.

Anéis de humor: Populares nos anos 70 e 80, dizem que estes anéis são usados por seus donos para alterar seus humores. O humor muda de acordo com a cor da pedra ou do cristal.

Anéis giratórios: Consistem de duas partes, a base e a parte interna móvel giratória.

Além dos tradicionais anéis para as mãos, usados no terceiro dedo da mão esquerda, as pessoas agora usam os anéis em ambas as mãos e em diversos dedos. Anéis para o dedo mínimo e para o dedão estão sendo usados como tendências da moda. Apenas um ou vários anéis em apenas um dedo ou então vários anéis em uma só mão também são usados.

Limpeza, cuidados e conservação dos anéis

Trate seus anéis com cuidado. Evite expô-los a substâncias químicas, produtos de limpeza, álcool ou outros solventes. Algumas pedras e materiais são extremamente porosos e deve-se evitar contato até mesmo com a água. É sempre bom remover seu anel antes de trabalhar com produtos químicos ou fazer a limpeza de sua casa.

Para limpar seus anéis você pode esfregar suavemente ou polir com um pano macio. É sempre bom consultar o manual do fabricante para ler instruções limpeza, cuidados e conservação dos seus anéis.